Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Reflexão: É possível integrar metodologias adaptativas com metodologias prescritivas?

Finalmente depois de muitos dias sem postar, eu voltei. =D E desta vez resolvi utilizar do blog para elaborar uma reflexão da qual tenho tido nos últimos dias: É possível integrar duas metodologias de desenvolvimento de software, sendo que uma delas é adaptativa e outra prescritiva?

Nestes dois últimos dias participei do VI Seminário em Gerenciamento de Projetos de Goiás realizado pelo PMI-GO, que inclusive agregou muito conhecimento e foi muito interessante. Neste evento, tive a oportunidade de participar de duas palestras, uma que o palestrante acreditava ser possível integrar processos adaptativos com os prescritivos e outro que o palestrante não concordava com tal integração.

O palestrante que não acreditava em tal integração justificou sua opinião baseando no conceito que os processos prescritivos são aqueles dos quais devem ser planejados no início do projeto tudo o que deve ser feito durante o projeto e deve-se registrar todas as informações pertinentes do projeto e do produto em construção. Por outro lado os processos adaptativos como o próprio nome sugere são aqueles dos quais se adaptam às mudanças, isto é, o planejamento geral é feito bem em alto nível e, em cada iteração, há um planejamento mais específico.

Estudando mais a fundo sobre estes tipos de processos/metodologias e conversando com outros colegas cheguei a uma teoria: É possível integrar o melhor dos dois mundos, ou seja, creio que apesar de tais tipos de processos parecerem tão distintos, teoricamente, é possível e as vezes até desejável integrar boas práticas de um processo adaptativo com boas práticas de um processo prescritivo.

Segundo a experiência que adquiri durante os anos de trabalho com definição de processo numa instituição pública percebi que nenhum processo que seguiu-se à risca garantiu sucesso absoluto ao final. Pelo contrário, a experiência nos mostra que qualquer que seja o processo escolhido para ser implantado deverá ser ajustado (adaptado) ao cenário do ambiente em questão. Portanto ouso dizer que não existe processo/metodologia melhor que outro, existe sim os cenários certos para cada processo, e ainda, há cenários em que os processos deverão ser adaptados e modificados para atender as necessidades particulares de cada ambiente.

Pra finalizar, ressalto que tal conclusão é apenas de ordem expeculativa, pois não apliquei efetivamente tal integração na prática. Tudo isso se resume a resultados racionais de estudos e pesquisas a respeito deste tipos de processos.

=D